Histórico
Preparado para conhecer toda nossa história?
FUNDAÇÃO:
O laboratório foi fundado em 27 de novembro de 2001
INSTALAÇÕES:
As instalações atuais foram concluídas em 2008. O prédio composto por sala de coordenação/Acervo de livros na área de Ciencias do Mar e Ambiental), sala de processamento e interpretação de dados geológico-oceanográficos (utilizada para ensino e pesquisas da pós-graduação e graduação) e sala de projetos (acesso restrito). O livre acesso ao laboratório e respectivas salas é restrita aos pesquisadores dos projetos (professores/pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação) e é efetuada por meio de identificação de impressão digital.
O QUE ACONTECEU?
Nos Anos de... 1997-1998!
A área de Geologia e Geofísica Marinha no PPGG-UFRN teve um impulso a partir de 1997/1998 através da contratação, aperfeiçoamento e formação de pesquisadores nesta área de atuação. Recursos aprovados pelos Projetos Nordeste (CAPES) e PROBRAL (DAAD/CAPES) foram de fundamental importância para a implantação desta linha de pesquisa no PPGG, particularmente no que se refere à geologia ambiental em áreas costeiras.
Este impulso foi fortemente influenciado pelo convênio de Cooperação entre o DG-UFRN e a Christian Albrechts Universidade de Kiel-Alemanha (CAU-Kiel), conhecida internacionalmente pela sua infraestrutura para o ensino e pesquisas em área marinhas (inclusive participante do programa de ação induzida do CNPq para área de oceanografia); que ofereceu sua infraestrutura e a experiência em todos os aspectos relevantes relacionados a problemas na zona costeira e plataforma continental. É importante ressaltar também o apoio inicial da UFPE e UFC através do empréstimo de equipamentos e colaboração para o desenvolvimento dos primeiros estudos direcionados a evolução costeira do Rio Grande do Norte.
Nos Anos de... 1999-2001!
Com recursos de projetos financiados pelo PADCT III e DAAD em 1999-2000, e pelos programas de financiamento à pesquisa do sistema implantado entre a Agência Nacional de Petróleo – ANP e o Fundo de Petróleo, através do CTPETRO / MCT / MME a partir de 2000, o GGEMMA adquiriu sua infraestrutura básica, permitindo assim a sua criação, O Laboratório de Geologia e Geofísica Marinha e Monitoramento Ambiental (GGEMMA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica (PPGG), foi oficialmente inaugurado no dia 27 de novembro de 2001, e instalado inicialmente em dependências do Departamento de Física – DF e do Departamento de Geologia – DG da UFRN.
Em 2000 o GGEMMA iniciou um processo de monitoramento do meio físico do litoral do RN, com forte ênfase nas áreas costeiras e submersas, integrando técnicas de alta resolução de geologia e geofísica marinha e sensoriamento remoto, em diversas escalas temporais (decadais, sazonais, mensais e diárias). Estes estudos permitiram que a UFRN atuasse, entre 2002 e 2014, como Executora e Líder da Rede Monitoramento Ambiental ao derramamento de óleo no N-NE (BA ao AP) - REDE 05. O GGEMMA participou ativamente da implantação da REDE 05 através da coordenação dos Projetos PETRORISCO Fase I, POTMAR, SISPLAT e PLAT N-NE, financiados e/ou apoiados por diferentes instituições (FINEP, CNPq, ANP, CTPETRO, PETROBRAS, Marinha do Brasil, SECIRM, CPRM), envolvendo 10 instituições de ensino superior e/ou pesquisa (UFBA, UFPE, UFPB, UFRN, UFC, UFMA, UFPA, UEPA, MPEG, IEPA).
A partir de 2001 o GGEMMA passou a atuar também em cooperação com a Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, e Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste (SSN-3), utilizando embarcações destas instituições para ensino e pesquisa, principalmente no estuário do Rio Potengi e plataforma adjacente.
No Ano de... 2003!
Em outubro de 2003, com a aprovação do CT-INFRA Projeto Mar-RN, que criou na UFRN o Grupo de pesquisa em Ciências do Mar e Ambientais, o GGEMMA associa-se a outros laboratórios da UFRN, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica-PPGG, ao Departamento de Oceanografia e Limnologia – DOL e ao Museu Câmara Cascudo - MCC (Laboratório de Geoprocessamento – PPGG, Laboratório de Análises Ambientais - MCC, Laboratório de Biologia Pesqueira – DOL e Laboratório de Geoquímica Ambiental – DOL), para juntos avançarem no conhecimento das áreas costeiras e marinhas do estado do Rio Grande do Norte. O projeto MAR-RN, forneceu recursos para construção apropriada de laboratórios (GGEMMA e GEOPRO) e aquisição de equipamentos para estudos de áreas submersas. Posteriormente, o Departamento de Geografia, com a contratação de professores atuantes da área de Geografia Física Costeira, através do Laboratório de Geografia Física passa a integrar a Base em Ciências do Mar e Ambientais.
No Ano de... 2004!
A aprovação em 2004 do projeto UNIBRAL (CAPES-DAAD), programa de intercâmbio, voltado para intercambio de estudantes de graduação, intensificou a Cooperação já existente entre a UFRN e a CAU-Kiel.
No Ano de... 2006!
Em 2006 a Secretaria Interministerial Para Recursos do Mar-SECIRM e SSN-3, tendo em vista os objetivos do Programa Recursos Minerais da Plataforma Continental (REMPLAC), passam a apoiar formalmente as pesquisas realizadas pelo GGEMMA na plataforma continental brasileira, através da cessão de meio flutuante.
No Ano de... 2005!
A partir de 2005 o GGEMMA inicia parcerias com a Companhia de Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) e Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para realizações de estudos de Geologia e Geofísica Marinha voltados respectivamente para apoio a trabalhos de dragagem em portos e pesquisas de recursos minerais na plataforma.
No Ano de... 2009!
Em 2009 o GGEMMA passa a executar para a PETROBRAS (UO-RNCE) atividades de Avaliação da Sedimentologia nas Bacias Potiguar e Ceará e Mapeamento da Geomorfologia da Plataforma Continental da Bacia Potiguar com Ênfase nos Ambientes Recifais. Atividade esta que se estende até 2016.
No Ano de... 2010!
O ano de 2010 foi marcado pelo inicio da REDE RECIFES – Mapeamento e caracterização dos recifes de coral e de arenitos submersos da Plataforma Continental Jurídica Brasileira, cooperação entre a UFRN, UFPE e UFBA aprovada no âmbito do primeiro edital do Programa Ciências do Mar (CAPES) e aprovação do projeto EROSÃO COSTEIRA – Estudo comparativo entre a costa Norte-rio-grandense e a costa Alemã, no âmbito do Programa PROBRAL (DAAD/CAPES), que consolidou as bases para o entendimento da erosão costeira na costa do RN.
No Ano de... 2011!
Em 2011 o projeto GEOIMAGEAMENTO, consorcio de instituições integrantes do Programa de Geologia e Geofísica Marinha (PGGM) e a Marinha do Brasil, possibilitou o primeiro mapeamento multifeixe realizado no talude continental, em áreas adjacentes a Bacia Potiguar, na margem equatorial brasileira, indicando a presença marcante de grandes cânions submarinos.
No Ano de... 2012!
Esse ano marcou o início das atividades do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia em Ambientes Marinhos Tropicais (INCT AmbTropic) com participação ativa do GGEMMA no Grupo de Trabalho 2.1 – Geodiversidade e Biodiversidade dos Substratos Plataformais. A necessidade de unir os conhecimentos da geologia com a biologia levou a integração do GGEMMA aos fóruns internacionais sobre o tema (particularmente o GEOHAB), bem como a selecionar pos-docs com especialização em foraminíferos, ostracodas e organismos bentônicos, para mapear o substrato marinho de forma integrada. Igualmente marcante foi a ampliação da internacionalização do GGEMMA como integrante do INQUA SHELVES 1202 – Rapid Environmental Changes and Human impact on Continental Shelves, financiado pela Associação Internacional de Pesquisas Quaternárias (INQUA).
No Ano de... 2013!
Em 2013 as atividades do GGEMMA foram intensificadas em áreas urbanas sob intensa erosão costeira (SOS Ponta Negra), com recursos do CNPq, cujos resultados foram utilizados pela prefeitura do Natal como subsidio aos estudos de recuperação da praia.
No Ano de... 2014!
Desde 2014 pesquisadores do GGEMMA integram o IODP – Programa Internacional de Pesquisas Marinhas (consorcio entre 23 países) e expandem suas atividades para áreas mais profundas dos oceanos.
Atualmente o GGEMMA constitui-se em um grupo atuante e reconhecido, a nível nacional e internacional, em Monitoramento Ambiental de Áreas Costeiras e mapeamento de áreas submersas (rios, lagoas, plataforma e talude continental, oceanos). A consolidação deste laboratório e Grupo de Pesquisa possibilita a oferta de treinamento especializado numa área extremamente importante, considerando a extensão do litoral/plataforma brasileira e as exigências das leis ambientais e Zonas Econômicas Exclusivas.